Joias masculinas ganham mercado e ficam cada vez mais ousadas

a man with tattoos on his arms and chest

No Dia dos Namorados, as peças de luxo podem ser um bom presente para eles também

Nos últimos anos, o mercado de joias masculinas tem experimentado um crescimento importante, evidenciando uma mudança nos padrões de consumo e estilização masculina. Com um valor estimado em US$ 6,5 bilhões, o setor atrai a atenção tanto de marcas tradicionais quanto de novas empresas, que investem em acessórios mais arrojados e sofisticados para atender a crescente demanda dos homens. 

Seguindo essa tendência, Mercia Dias, fundadora da Merciaa Alta Joalheria, empresa que atua no mercado de luxo desde 2008, destaca-se por sua abordagem inovadora e personalizada. “Estamos observando uma transformação no comportamento dos homens em relação às joias. Eles estão cada vez mais abertos a experimentar e incorporar acessórios que realçam sua personalidade e estilo,” afirma.

A Merciaa oferece uma vasta gama de peças, incluindo opções masculinas, desde colares e pulseiras até anéis e abotoaduras, todas meticulosamente trabalhadas para atender às exigências de seus clientes. Com um foco em design moderno e que carregue as singularidades do cliente, a Merciaa tem se apropriado de materiais e estilos tradicionalmente considerados femininos, adicionando um toque de sofisticação e exclusividade ao visual masculino.

“Essa mudança não é apenas uma moda passageira, mas um reflexo de uma sociedade mais inclusiva e diversificada, onde os homens se sentem cada vez mais confortáveis para explorar novas formas de autoexpressão”, diz a especialista. O fato se reflete em números: a consultoria Euromonitor International divulgou, em 2021, um relatório indicando um aumento de 17% no valor de mercado das joias masculinas em comparação a 2020. Entre 2015 e 2020, a taxa anual de crescimento desse segmento foi de 3%. 

No Brasil, as joias masculinas já representam 10% dos produtos oferecidos pelas joalherias, conforme dados do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM). “Historicamente, os homens usavam apenas acessórios tradicionais como relógios, alianças ou anéis que traziam algum tipo de símbolo familiar. Mas isso mudou”, adiciona Mercia. Isso porque a diversidade presente na moda atual proporciona mais liberdade para que eles possam diversificar seus looks e acessórios, o que contribui para o crescimento desse mercado.

Em geral, anéis com pedras, correntes inspiradas por artistas pop, escapulários religiosos e pulseiras sofisticadas são algumas das tendências mais populares no universo masculino. Cada peça pode ser personalizada e combinada de acordo com o gosto pessoal, permitindo que homens de todas as idades expressem sua personalidade com os acessórios. Sem regras rígidas, as joias masculinas são ideais para quem deseja esbanjar atitude e sofisticação no dia a dia.